Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

ViaMobilidade sofre novo ato de vandalismo

A operação na Linha 9-Esmeralda voltou à normalidade, depois de operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Ceasa e Cidade Jardim, no começo de noite desta segunda-feira, 10 de abril de 2023.

De acordo com a empresa, o impacto aconteceu em decorrência de um vandalismo na fibra óptica registrado na madrugada desta segunda-feira (10).

Uma série de ocorrências do tipo vem ocorrendo nas linhas administradas pela operadora. Uma nota da empresa aponta que seus agentes de segurança impediram uma ação de vandalismo próxima ao Pátio Presidente Altino. Ainda no final de semana, foram cortados 8 cabos de fibra ótica que prejudicaram a operação da linha 9. Durante a ronda, os agentes surpreenderam um homem, que conseguiu escapar.

A empresa segue diz que está sendo alvo de uma sabotagem. “Além deste, outros quatro fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados na última semana, o que levou a empresa a entender que se trata de ação deliberada que indica objetivo de prejudicar a operação, seus clientes e a segurança do sistema.”

Apesar das notas, Francisco Perrini, diretor-presidente da ViaMobilidade em entrevista a TV Globo, não relacionou as ocorrências sobre os outros problemas enfrentados pela operadora.

Questionado pela apresentadora de um telejornal da emissora, sobre os casos de descarrilamentos e falhas em outros equipamentos, Perrini disse que a empresa não relaciona a ocorrência com as falhas ocorridas anteriormente. “Neste momento nós não estamos relacionando essa questão com as outras ocorrências. Nós estamos focados neste primeiro problema, nesta questão dos roubos.”  – afirmou.

De acordo com levantamento da emissora, até o momento, foram registradas ao menos 12 ocorrências de tentativas ou furtos de cabos nas linhas de trens em 2023. Todos eles ocorreram em linhas da CPTM e da ViaMobilidade, sendo metade registrada em cada empresa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus