Uma nota da ViaMobilidade aponta que seus agentes de segurança impediram uma nova ação de vandalismo próxima ao Pátio Presidente Altino. Ainda no final de semana, foram cortados 8 cabos de fibra ótica que prejudicaram a operação da linha 9. Durante a ronda, os agentes surpreenderam um homem, que conseguiu escapar.
De acordo com a empresa, o criminoso deixou seus pertences – entre eles ferramentas para o corte -, que foram apresentados na delegacia com a formalização do boletim de ocorrência.
Tentativas ou ato consumados de furtos de materiais ferroviários, no entanto, não são exclusivos das linhas operadas pela empresa privada. Em março, a Linha 12-Safira da CPTM sofreu vandalismo. Em 2021, os atos acabaram prejudicando o serviço 710.
A empresa segue com a narrativa que está sendo alvo de uma sabotagem. “Além deste, outros quatro fatos recentes, com as mesmas características, foram constatados na última semana, o que levou a empresa a entender que se trata de ação deliberada que indica objetivo de prejudicar a operação, seus clientes e a segurança do sistema.”
Resumo das ocorrências:
– 04/04: corte de fibra próximo da Estação Mendes;
– 07/04: corte de fibra em Engenheiro Cardoso;
– 07/04: corte de fibra próximo ao Pátio Presidente Altino;
– 08/04: corte de 8 fibras próximo ao Pátio Presidente Altino;
– 09/04: tentativa de vandalismo próximo ao Pátio Presidente Altino
A ViaMobilidade diz ainda que está reforçando a segurança nas Linhas e os crimes também estão sendo formalizados junto à Polícia Militar.