AGETRANSP @agetransp
Supervia

“Vamos partir para um novo modelo”, diz castro sobre SuperVia

Nesta semana, a SuperVia anunciou que iria entregar a concessão ao governo do estado. Já o governador governador Cláudio Castro informou que deve fazer uma nova licitação para o serviço de trens metropolitanos.

“Faremos uma transição transparente e tranquila, garantindo o funcionamento dos serviços até a escolha de uma nova empresa. Mas vamos partir para um novo modelo de concessão que atenda aos anseios e respeite o direito da população do estado”, diz Castro, segundo o portal G1.

O modelo financeiro da SuperVia segue o do escolhido nas rodovias: a empresa é responsável por arrecadar as tarifas, e não há auxílio com subsídios por parte do governo. Esse modelo é muito diferente das concessões das linhas de São Paulo (4, 5, 8 e 9), uma vez que a arrecadação vai para o governo, e ele paga às concessionárias uma tarifa técnica por usuário transportado, seguindo algumas regras (por exemplo, se o passageiro entrou em uma estação da própria linha ou se veio de outra linha). Dessa forma, a tarifa que o passageiro paga é diferente da tarifa que a concessionária recebe.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus