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CPTM

Secretário de Tarcísio fala em Linha 13-Jade na Mooca

A concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM está radar do governo de São Paulo, e pode ser a próxima após o leilão do Trem InterCidades São Paulo-Campinas.

O secretário de Parceiras e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao Valor Econômico, falou a respeito da concessão, que prevê extensão da linha mais jovem da CPTM. Nas palavras do titular da pasta, a ideia é lançar o edital até o fim de 2024, para fazer o leilão até início de 2025.

Benini cita a extensão em estudo da Linha 13 até Bonsucesso e um acréscimo sul à ferrovia.  “Queremos levar a linha 13 até Bonsucesso, para dentro de Guarulhos. Também vamos estudar a viabilidade da extensão até a Mooca.”

Extensão tinha sido sepultada pela CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM havia descartado oficialmente o projeto de extensão da Linha 13-Jade ao Parque da Mooca e Chácara Klabin. A operadora, por meio de sua assessoria, respondeu ao questionamento do Via Trolebus por telefone sobre a supressão do projeto. O fato ocorreu em 2022. A empresa diz que ideia que está em curso, é levar a Linha 13 até a estação Palmeiras Barra Funda.

De acordo com uma apresentação da empresa em um evento do Instituto de Engenharia, o eixo descartado em seu “trecho prioritário” sendo entre Bonsucesso e Parque da Mooca, a Linha 13 teria um potencial de transportar por dia, 700 mil passageiros, em uma ferrovia com 33 quilômetros de extensão, servida por 31 trens e intervalos de 3,3 minutos.

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Na pratica, após a estação Tiquatira, a linha iria correr em subterrâneo até bairros da zona leste, como Tatuapé, Mooca e Aclimação.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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