Divulgação
Mobilidade Urbana

São Paulo deve ampliar em 200 km faixas para motociclistas

A prefeitura de São Paulo pretende instalar mais 200 km da chamada faixa azul para motociclistas, de acordo com publicação da TV Globo.

Segundo o site da CET, a faixa azul é uma sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 nas Avenidas 23 de Maio, no sentido Santana – Aeroporto, e na av. dos Bandeirantes em ambos os sentidos entre a Marginal do rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.

A prefeitura disse que houve redução no índice de acidentes onde foram instalas as faixas. Em um ano, nenhum motociclista perdeu a vida nas vias e trechos onde a Faixa Azul foi implantada.

A análise do número total de sinistros envolvendo motos na Av. 23 de Maio e de vítimas geradas nessas ocorrências demonstra, segundo a prefeitura, que a faixa também conseguiu reduzir a gravidade dos acidentes. Em 12 meses, foram 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da Av. 23 de Maio, sentido aeroporto, que recebeu a nova sinalização. Desse total, 44 ocorrências não geraram pessoas feridas. Os demais 54 acidentes geraram 59 vítimas. Destas, 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus