Daniel Senna/GOVBA
Monotrilho

Reunião na China tenta destravar monotrilho de Salvador

O Governo da Bahia e a BYD debateram ajustes no contrato para a construção do VLT do Subúrbio, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração e CEO da empresa, Wang Chuanfu, e pela vice-presidente executiva, Stella Li.

A BYD quer ajustes no contrato, devido ao aumento dos preços de peças, maquinário e aço, entre outras demandas causadas pela pandemia. Já o governador afirmou que as questões serão analisadas pelo Estado, visando o início da obra ainda neste semestre. “Iremos estudar as condições para realizar essas correções no contrato, e espero que a gente consiga resolver e dar início às obras o mais breve possível”, afirmou.

A discussão do contrato já vem se arrastando por pelo menos um ano. As obras do monotrilho foram iniciadas em fevereiro de 2021. O prazo de conclusão era de 2 anos e três meses.

A chegada do primeiro trem era esperada para o ano passado, o que não ocorreu. O projeto de monotrilho conta com 21 estações em 19,2 km está empacado. A linha teria início na Ilha de São João (Simões Filho), passando pelo Subúrbio Ferroviário, Calçada e seguindo até o Comércio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus