Ônibus

Até final de maio, linhas de Curitiba não vão mais aceitar pagamento em dinheiro

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), comunicou que as linhas 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário) e 030-Interbairros III passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado, 15 de abril de 2023. A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito.

Atualmente, das 242 linhas de Curitiba, 239 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as três que vão migrar no próximo sábado). O cartão já é opção de pagamento da maioria 80 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 5,22% pagam com dinheiro.

Segundo ainda a prefeitura, usuários de ônibus de Curitiba já pagaram 6 milhões de passagens com cartões de débito e crédito. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, afirma que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

“Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus