Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Estações Santo André e Mauá serão reformadas

As estações Santo André e Mauá devem ser reformadas, segundo declarações do presidente da CPTM, Pedro Moro. Segundo o jornal “Diário do Grande ABC”, a previsão de publicação do edital para início das obras deve ocorrer ainda este ano. São estações que recebem um grande fluxo de passageiros, e que ainda não passaram por intervenções.

O anúncio vem em um momento onde é estudado a concessão da Linha 10-Turquesa em conjunto com a nova Linha 14-Ônix, que vai ligar Santo André e Guarulhos. O pacote seria licitado após a o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Em entrevista à Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, já havia revelado o plano de concessão das duas linhas que cortam o ABC.  “No pipeline da secretaria ainda há dois projetos de concessão de linhas da CPTM. Um para as linhas 10-Turquesa e a futura 14-Ônix, que pretende ligar Santo André a Guarulhos num trecho de 35 km.”, diz trecho da entrevista.

Tamanduateí sendo terminal do TIC

O Governo do Estado estuda algumas estações de integração para comportar no futuro, os terminais do eixos do Trem InterCidades – TIC. O secretário de Parcerias em Investimentos, em entrevista a mesma revista, falou a respeito dos planos da gestão para as linhas de trem de médias distâncias.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Segundo ele, Tatuapé é pensada para ser estação de chegada do TIC eixo leste, até São José dos Campos, enquanto Tamanduateí, o terminal do eixo sul até Santos.

“Para chegar em Tatuapé, que é onde imaginamos a gare Leste, o TIC São José dos Campos vai precisar usar um trecho da Linha 11 e um da Linha 12. Ele não consegue chegar até Tatuapé sem passar pelas linhas 11 e 12. Então, eu já tenho que prever isso na concessão, com relação ao headway, por exemplo, de modo que se consiga fazer essa viagem com o TIC São José dos Campos. A mesma coisa na Linha 10. Estamos pensando a gare Sul de São Paulo em Tamanduateí, onde tem a Linha 2-Verde do Metrô SP. Tenho que pensar no headway da Linha 10 de acordo com a possibilidade de compartilhamento da linha com o TIC Santos.” – afirmou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus