A implantação do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas prevê a introdução de novas composições. O edital do serviço foi lançado no final do mês passado e prevê o leilão em novembro.
Segundo o documento, devem ser adquiridos mais 22 trens pela futura concessionária, sendo quinze para o serviço expresso e outros sete para o Trem InterMetropolitano – TIM. A série 9500 deve ser cedida para a empresa, e devem operar na linha 7-Rubi e no TIM.
A novidade em relação ao serviço é que a concessionária poderá adaptar a operação, “para graus de automação superiores GoA2 (STO – Semi-Automated Train Operation), GoA3 (DTO – Driveless Train Operation) ou GoA4 (UTO – Unattended Train Operation) por sua conta e risco”. Em outras palavras, operação de trem sem operador, como ocorre na Linha 4-Amarela.
Caso ocorra a escolha da modalidade pela empresa, será a primeira linha de trem a ter operação driverless em São Paulo, após a introdução em linhas metroviárias.
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