A ViaMobilidade operadora das Linhas 8 e 9 informou ao ministério público que recebeu as duas ferrovias em condições de risco operacional elevado, segundo uma publicação do G1.
A concessionária afirma que os trilhos foram entregues em péssimas condições devido à falta de manutenção preventiva. A empresa informou ainda que há também um alto índice de deterioração dos dormentes de madeira, que suportam o peso do trem, e diversos dormentes de concreto quebrados, o que pode provocar variações de bitola, que é a distância entre os dois trilhos.
“O risco está controlado, a gente tem um plano de manutenção, sabe quais são as medidas emergenciais que têm que ser feitas. Fizemos as mais críticas e, as que têm hoje para ser feitas, podemos fazer ao longo do tempo”, afirma Paulo Ferreira, diretor de operações da ViaMobilidade das linhas 8 e 9.
Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, segundo a publicação, disse que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda estavam em condições de operação quando foi feita a transferência e que, durante os sete meses do período de transição a situação das vias, foi repassada de maneira transparente para a concessionária.
O número de falhas também aumentaram assim que mudou a gestão das linhas, da CPTM para a ViaMobilidade, segundo o mesmo G1, com ao menos 30 falhas em apenas 47 dias de operação. Em um pouco mais de um ano, foram ao menos cinco descarrilamentos e uma morte de um funcionário em Pinheiros.
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