O serviço parador de trem entre Jundiaí e Campinas, chamado de Trem InterMetropolitano, que será instalados nos próximos anos, poderá ter intervalos de até 60 minutos, segundo o edital de licitação do Trem InterCidades, publicado nesta sexta-feira, 31 de março de 2023.
Segundo o documento, “durante o período de vale, a CONCESSIONÁRIA deverá respeitar o carregamento mínimo de 2 passageiros/m2, admitindo-se carregamento inferior a 2 passageiros/m2 somente se praticados os intervalos máximos de: (i) 15 (quinze) minutos entre Barra Funda e Francisco Morato…30 (trinta) minutos entre Francisco Morato e Jundiaí…e 60 (sessenta) minutos de Jundiaí e Campinas”.
De acordo ainda com o texto, a gestão operacional deverá considerar as funções de regulação automatizada da
operação através do ATO.
O projeto de implantação do serviço expresso, entre Barra Funda e Campinas, prevê a possibilidade de sua circulação em intervalos a partir de 15 (quinze) minutos, observado o intervalo máximo de trens de 60 (sessenta) minutos, que deverá ser operado observando compatibilidade com a tabela horária do SERVIÇO TIM.
O edital foi lançado nesta sexta, e o leilão deve ocorrer em novembro. A previsão de operação dos três serviços pela concessionária é até 2030.