Um trem operado pela ViaMobilidade descarrilou na manhã desta quinta-feira, 30 de março de 2023. A ocorrência foi entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, por volta das 7 horas da manhã, e segundo a empresa, os passageiros foram retirados com segurança.
A ViaMobilidade informou ainda que o problema foi em decorrência de uma falha em um equipamento chamado Assistente de Mudança de Via (AMV). Não houve feridos e todos os passageiros que estavam no trem desembarcaram em segurança com o auxílio dos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança), da ViaMobilidade. O trecho entre Barra Funda e Júlio Prestes está interrompido.
Sétimo descarrilamento
Trata-se do sétimo descarrilamento que ocorre durante gestão da operadora. Ainda em março, uma composição saiu dos trilhos em Itapevi. Em 16 de janeiro, o trem C55 operado pela ViaMobilidade saiu dos trilhos na região da Estação Lapa. A linha 8-Diamante ficou interrompida até o centro de São Paulo. Em dezembro, uma composição descarrilou quando chegava na estação Domingo de Morais:
Em 21 de agosto de 2022, de acordo com publicação do Diário dos Trilhos, uma composição operada pela ViaMobilidade saiu dos trilhos entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina:
Em maio, de acordo com o perfil no twitter SP Sobre Trilhos, o último carro que seguia em direção à estação de Itapevi descarrilhou na altura da Vila Aparecida.
Colisão e morte
Em março de 2022, dois acidentes marcaram o início da operação da empresa. Na mesmo semana, um trem bateu na barreira de contenção em Júlio Prestes. Houve ainda uma morte de um funcionário em um subestação.