A esquina da Rua Tabapuã e a Avenida Brigadeiro Faria Lima está cotada para ganhar uma futura estação de Metrô, e a operadora está contratando empresa para analisar a região para instalação da futura Linha 20-Rosa, que quando completa vai ligar as estações Santa Marina, na Lapa, até Santo André no ABC Paulista.
Oito empresas mostraram interesse na prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação de estações da Linha 20, no trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais. O trecho entre Abrão de Morais e o ABC segue de fora da análise, e portanto poderá ficar para uma próxima fase.
A proposta da empresa KS Engenheria foi considerada a melhor avaliada conforme critérios de avaliação do edital, e agora terá que apresentar todos os documentos à operadora.
De acordo com o edital de licitação, “o campo da pesquisa de valores de terreno está na região de entorno da Estação Tabapuã, na confluência entre a Rua Tabapuã e a Av. Brigadeiro Faria Lima“.
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
Situação atual da Linha 20
Atualmente o Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia do novo eixo de transporte. Existe a expectativa de que em 2023, seja contratado o projeto básico.
O Governo de Tarcísio de Freitas deve priorizar a construção da Linha 20-Rosa do Metrô em detrimento da Linha 19-Celeste, segundo uma entrevista do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, à Revista Ferroviária.
Nas palavras do titular da pasta, as duas ligações devem ser trabalhadas, mas com prioridade na Linha 20-Rosa, além da extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos.