A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM prorrogou contrato com a Siemens Mobility para prestação de serviços de engenharia especializada para fornecimento e instalação de sistemas de sinalização – CBTC e telecomunicações para as linhas 10 – turquesa e 11 – coral.
O acordo, no entanto, teve um decréscimo e passará a ser de €176.163.598,87 (cento e setenta e seis milhões, cento e sessenta e três mil, quinhentos e noventa e oito euros e oitenta e sete centavos), data base 11/08/2009.
Já o prazo de vigência é de 33 (trinta e três) meses. O último relatório de empreendimentos da empresa aponta um prazo de finalização dos trabalhos para o segundo semestre de 2024. A nova sinalização poderá possibilitar mais trens por hora nas duas, linhas e redução no intervalo.
Os sistema possibilita uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são trasmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.