No final dos anos 50, a Vila Romana era um bairro que começou a ser povoado pelo desenvolvimento da região da Lapa. Foi forjado por imigrantes de origem italiana e seus descendentes. Os nomes das ruas levam nomes de imperadores e deuses romanos.
No futuro, a região pode ganhar uma estação de Metrô, do projeto da Linha 20-Rosa. Na semana passada, o Metrô de São Paulo abriu licitação para análises de desapropriações do trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais. O Trecho entre o Cursino e o ABC ficou de fora do trabalho.
De acordo com a operadora, “o laudo macro de avaliação deverá recair sobre os perímetros de desapropriação indicados nos desenhos a serem fornecidos para a empresa contratada. Esses perímetros, denominados de “Blocos”, serão utilizados para a implantação das estações e seus acessos, subestações primarias, ventilações e saídas de emergência e pátio de estacionamento de trens, e estarão inseridos nas diversas quadras municipais dispostas ao longo do traçado da Linha 20 – Rosa.”
A Linha 20-Rosa, quando completa, vai ligar as estações Santa Marina, na Lapa, e Santo André no ABC:
De acordo com o edital, “o campo da pesquisa de valores de terreno está na região de entorno da Estação Vila Romana, na confluência entre a Rua Tito e a Rua Francisco Alves”:
Situação atual da Linha 20
Atualmente o Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia do novo eixo de transporte. Existe a expectativa de que em 2023, seja contratado o projeto básico.