Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Estudo vai analisar desapropriações da Linha 20 do Metrô entre Lapa e Abraão de Morais

Na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, o Metrô de São Paulo, por meio do Diário Oficial do Estado, divulgou que deve contratar laudo macro de avaliação de áreas. Já no meio da manhã, a operadora informou mais detalhes sobre o estudo, que prevê a avaliação de desapropriações de trechos da linha 20.

O comunicado da companhia cita “prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação das estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte e Estação Santa Marina da Linha 20”.

Áreas estudadas:

  • Confluência das Avenidas Santa Marina e Ermano Marchetti (Distrito Lapa);
  • Confluência entre a Rua William Speers e Rua Dom Romeu Alberti (Distrito Lapa);
  • Confluência entre a Rua Tito e Rua Francisco Alves (Distrito Lapa);
  • Confluência entre a Rua Purpurina e Rua Girassol (Distrito Pinheiros);
  • Confluência entre a Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto e Rua Teodoro Sampaio (Distrito Pinheiros);
  • Confluência entre a Av. Rebouças e a Rua Auriflama (Distrito Pinheiros);
  • Confluência entre a Rua Tabapuã e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Confluência entre a Rua Min. Jesuíno Cardoso e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Confluência entre a Av. Hélio Pellegrino e a Av. Santo Amaro (Distrito Moema);
  • Confluência entre a Av. Ibirapuera e Praça do Pombo (Distrito Moema);
  • Confluência entre a Av. Moreira Guimarães e a Av. Ceci (Distrito Saúde);
  • Confluência entre a Av. Indianópolis e a Alameda dos Piratinins (Distrito Saúde);
  • Confluência entre a Av. Jabaquara e Rua Décio (Distrito Saúde); e
  • Confluência entre a Av. Prof. Abraão de Morais e a Rua das Mangueiras (Distrito Cursino).

De acordo com a operadora, “o laudo macro de avaliação deverá recair sobre os perímetros de desapropriação indicados nos desenhos a serem fornecidos para a empresa contratada. Esses perímetros, denominados de “Blocos”, serão utilizados para a implantação das estações e seus acessos, subestações primarias, ventilações e saídas de emergência e pátio de estacionamento de trens, e estarão inseridos nas diversas quadras municipais dispostas ao longo do traçado da Linha 20 – Rosa.”

Sem ABC por enquanto

Por hora o estudo não contempla o trecho da linha 20 entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel -Santo André, o que reacende a possibilidade do segmento ficar para uma fase posterior. De acordo com o Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, com um balanço de ações da Companhia naquele ano, a construção da nova linha poderia começar pela Zona Oeste da capital. “Será implantada em duas etapas, Lapa – São Judas e São Judas – Prefeito Saladino (Santo André) da Linha 10-Turquesa da CPTM, sendo prioritário o Trecho Lapa – São Judas, com extensão operacional aproximada de 15 km, 17 estações e 1 pátio de estacionamento e manutenção” – diz o relatório.

Já o governador Tarcísio de Freitas, afirmou algumas vezes que seu plano era levar o meio de transporte até o ABC. “A gente tem que tirar o Metrô da cidade de São Paulo. Fazer com que chegue em Cotia, fazer com que chegue no ABC. A ligação da Lapa para São Bernardo do Campo vai ser uma prioridade”, afirmou o governador em 2022.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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