Uma paralisação de ônibus atingiu a Zona Norte de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023.
De acordo com um comunicado da SPTrans, 41 linhas da Viação Sambaíba foram afetadas, “sem aviso prévio aos passageiros, descumprindo o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população”. As linhas afetadas atendem bairros como Santana, Vila Maria e Tucuruvi.
A SPTrans informa ainda que acionou o sistema Paese para transportar os passageiros destas linhas e vai registrar Boletim de Ocorrência para que os envolvidos sejam responsabilizados. A SPTrans está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas.
Por volta das 6 horas da manhã, os coletivos começaram a deixar as garagens.
O que diz o sindicato
O Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, informou que “demissões e punições excessivas” causaram a paralisação ocorrida na manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023, em 41 linhas operadas pela Sambaíba.
Segundo o diretor Célio – que atua no local – “os trabalhadores foram surpreendidos com 5 demissões injustificadas e 30 punições (ganchos) aplicadas pela empresa, o que resultou no protesto que durou cerca de uma hora, afetando 41 linhas.”
De acordo ainda com a entidade, após o protesto, a empresa se comprometeu a reverter as demissões e as punições foram canceladas.