Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Recordar é viver

Estação de Metrô no marco 0 completa 45 anos

A estação Sé, encontro das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, completa 45 anos de existência, sendo entregue em 17 de fevereiro de 1978. Para comemorar o aniversário no coração da cidade, foi aberta a exposição “Estação Sé: 45 anos do coração de São Paulo”.

São 73 imagens entre fotografias e aquarelas do acervo do Metrô destacando momentos da construção da estação. As pinturas foram feitas em telas pela pintora Diana Danon, artista falecida em 2021, mas que acompanhou com seus trabalhos pictóricos toda a implantação das primeiras estações de metrô na capital paulista no início dos anos 70.

O acervo ficará disponível para os passageiros até o dia 17 de março e pode ser visitado durante todo o horário de funcionamento da estação, das 4h40 à meia-noite.

Dados da Sé

A estação recebe 340 mil pessoas por dia, que utilizam suas 38 escadas rolantes, 35 escadas fixas e 36 bloqueios (catracas). São quase 200 funcionários, para atender os passageiros que circulam por lá, além dos 16 funcionários que ao longo do dia fazem a limpeza de manutenção (varrem, recolhem pequenos resíduos).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus