Um trem regional que interligará cidades poderá ser implantado na Bahia, segundo informações do site Bahia Notícia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) informou, segundo a publicação, que haverá elaboração de um projeto para a construção de uma ferrovia entre os dois maiores municípios da Bahia – Salvador e Feira de Santana, e o Trem poderá chegar até a Chapada Diamantina, na região central do estado.
“Nós colocamos lá [no plano de governo] a elaboração de um projeto, para ver essa possibilidade. O Nordeste ofereceu três propostas a Lula e os estados, mais três. A região Nordeste ofereceu uma com água – transposição do Rio São Francisco, cisternas, etc. –, uma outra com linhas de transmissão – porque a gente produz energia eólica e solar, mas não tem como exportar por linhas de transmissão – e uma terceira, de mobilidade, com rodovias e ferrovias”, disse Jerônimo.
Na semana passada, governadores estiveram com o presidente Lula para levar demandas, e o projeto de trem não foi discutido. Ainda sim, o trem intercidades é um dos objetivos da atual gestão.
“Quando chegou na parte de cada estado, essa parte [o trem regional entre Salvador, Feira e a Chapada] não interessava a todos os estados. Interessa só à Bahia. E ela não tem um projeto definitivo. A gente tem que elaborar esse projeto”, explicou o governador.