O projeto de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro teve contrato de adesão aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. O contrato de adesão é uma espécie de contrato celebrado entre duas partes, em que os direitos, deveres e condições são estabelecidos pelo proponente;
A concessão seria explorada pela empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA – TAV Brasil, por um período de 99 anos.
A decisão da ANTT, no entanto, não garante a implantação do trem rápido, que foi prometido para a década passada. O tempo de viagem entre o Rio e São Paulo seria de 1h25. E de São Paulo para Campinas em 25 minutos. Eram previstos túneis em diversos pontos do traçado. Na capital paulista, um deles teria 16 km de extensão. O maior túnel do trajeto poderia ter até 25 km de extensão.
A intenção do governo, inicialmente, era de que o “trem-bala” estivesse pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obras. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.
O custo inicialmente previsto pelo governo federal para a conclusão de todo projeto era de 23 bilhões de Reais, dos quais 20,8 bilhões seriam financiados pelo BNDES.