O trecho do monotrilho da Linha 15-Prata entre a Vila Prudente e o Ipiranga teve concedido a Licença Ambiental de Operação – LAO pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A informação consta no Diário Oficial do sábado, 21 de janeiro de 2023.
A validade é de dez anos, e pode contemplar a área de manobra após a Vila Prudente, que será usada para melhorar a eficiência da estação, com trens manobrando no segmento.
Obras até o Ipiranga
Na primeira quinzena de janeiro, o Metrô de São Paulo escolheu o Consórcio Expresso Ipiranga para obras de expansão do monotrilho até a estação Ipiranga.
O objeto da contratação é sobre “execução das obras civis, vias, ciclovia e infraestrutura viária, fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares, da estação Ipiranga e do trecho a oeste da estação vila prudente até 273 metros a oeste da estação Ipiranga, da linha 15 – prata da companhia do metropolitano de São Paulo – Metrô”. A proposta apresentada é de R$ 445 milhões e a previsão de entrega é para 2025.
De acordo com o site Metrô/CPTM, o Consórcio escolhido é formado pela Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens. A primeira empresa é a nova denominação da construtora Queiroz Galvão enquanto a segunda é parte do antigo grupo OAS, hoje renomeado como Construtora Coesa, que por sua vez é uma das responsáveis pela construção da Linha 17-Ouro.
A operadora abriu processos administrativos sobre a implantação da Linha 17-Ouroo, após a construtora responsável pela obra não ter cumprindo o cronograma de construção.