Trem de Carga

Rumo implanta tecnologia que monitora chuvas

A Rumo informou que aprimorou ações de segurança por conta das chuvas que atingem parte do país. Segundo comunicado da empresa, foi implantado uma nova tecnologia de automatização de alarmes nas estações Inocência, em Mato Grosso do Sul; Reserva, no Paraná; e Pai Mathias, Evangelista, Brotas, Engenheiro Ferraz, Matão, Paratinga, São Carlos e Acaraú, em São Paulo.

A solução veio por meio das áreas de Excelência Ferroviária, Tecnologia da Informação, Centro de Inteligência da Manutenção e Infraestrutura de Via, que permite monitorar em tempo real a quantidade de chuva nas estações e tomar automaticamente medidas de segurança.

Segundo a empresa, a funcionalidade permite atuar nos sistemas de licenciamento, criando restrições, rondas e interdições de tráfego ferroviário ao identificar uma situação de chuva com potencial risco à segurança da operação. Além disso, o sistema notifica usuários(as)-chave de cada região, por e-mail, com dados da meteorológicos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus