O Relatório de Informações ao Passageiro – Novembro/2022 do Metrô de São Paulo aponta que solicitações ou reclamações sobre ar condicionado nos trens aparecem no topo de pelo menos três canais de atendimento da operadora.
Segundo o documento disponível no site da empresa, as menções sobre os equipamentos constam no topo na lista dos canais “redes sociais”, “SMS segurança” e o app “Metrô conecta”.
No twitter, por exemplo, não é raro se deparar com passageiros descontentes com os equipamentos:
@metrosp_oficial @Linha3vermelha PELO AMOR DE DEUS LIGA O AR DO CARRO H663, ESTA UM INFERNO PESSOAS PASSANDO MAL SEM AR!!!
— petista vitimista 🇧🇷🚩🤬 (@CvilelaDJ) December 28, 2022
@metrosp_oficial metrô linha azul porta 37 estação Ana rosa ar condicionado desligado
— Adila Monteiro 🌵 (@adila_camila) December 28, 2022
Alô @metrosp_oficial bom dia. Carro K101 está uma sauna. Peçam pra verificar o ar condicionado pfavor #metrosp
— Lucas Cunha (@_lucascunha90) December 30, 2022
Em todos os casos, o Metrô informa que vai “avisar a nossa equipe da operação”.
No canal “SMS segurança”, que na lista de meios de contato com a operadora é que registra maior número de solicitações, há ainda outros temas como “comportamento do passageiro”, “ambulante” e “uso de máscara”.