Um translado de ônibus entre o Brasil, Argentina e Chile ocorrido nas últimas semanas. Santiago comprou veículos de chassis da Volvo, com carrocerias produzidos pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e pela Caio, em Botucatu (SP).
Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira Andes, que separa Argentina e Chile.
A viagem foi mais 2.700 km, percorridos em dez dias. “Fizemos um planejamento detalhado para que os veículos cruzassem os Andes no melhor momento e chegassem dentro do prazo determinado pela licitação para início da operação”, afirma José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.
São 473 ônibus convencionais e 93 articulados. A operação dos veículos será feita pelas empresas RBU Santiago S.A. e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol, dentro da Red Metropolitana de Movilidad, nome do sistema de ônibus de Santiago.