O ano de 2023 começa com quatro novas linhas de metrô em estudo pela companhia, e sem previsão do início de obras em nenhuma delas.
Dos quatro empreendimentos, em três deles estão previstos o meio de transporte além dos limites da capital paulista. O Via Trolebus fez um levantamento com base nos editais de licitação das contratações dos projetos, além de declarações do gestores sobre os quatro novos eixos sobre trilhos. Confira:
Linha 16-Violeta – Oscar Freire – Cidade Tiradentes
A previsão de conclusão do projeto básico é até 2024 a depender da ordem de serviço, que pode ocorrer em 2023. No ano passado, quatro consórcios mostraram interesse no novo eixo metroviário. Em resumo, quem espera pela Linha 16, deve torcer para neste ano iniciarem o anteprojeto de engenharia seguido pelo básico.
Linha 19-Celeste – Anhangabaú – Bosque Maia
Dos quatro eixos citados neste artigo, a Linha 19 é a que está mais a frente no ponto de vista de implantação. A previsão de conclusão do projeto básico é em 2023. Os gestores da gestão passada falaram em iniciar as obras em 2024. Resta saber quais os passos do novo governo de Tarcísio de Freitas, que chegou a prometer a linha durante campanha eleitoral.
Linha 20-Rosa – Santa Marina – Prefeito Celso Daniel – Santo André
Neste ano é previsto a contratação do projeto básico. O antecessor de Tarcísio, Rodrigo Garcia, chegou a prometer obras para 2024.
Linha 22-Marrom – Sumaré – Cotia
Dos quatro eixos descrito neste texto, a linha 22 é a mais embrionária. A entrega prevista dos projetos que antecedem as obras é para 2026.