A Itália deve ganhar novos serviços ferroviários com velocidades altas. O Conselho Superior de Obras Públicas do Ministério de Infraestrutura e Transportes (MIT) aprovou o financiamento de extensões das linhas Salerno – Reggio Calabria e Palermo – Catânia.
Foi aprovado a viabilidade técnica e econômica dos primeiros 33 km entre Battipaglia e Romagnano na linha Salerno – Reggio Calabria. O atendimento deverá custar cerca de € 2,7 bilhões e será financiada por meio do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Itália.
Foi ainda contemplado lote final do trecho Fiumetorto – Lercara Diramazione da linha de alta velocidade Palermo – Catania, no valor de 1,8 mil milhões de euros.
Os segmentos integram o Corredor da Rede Transeuropeia de Transporte Escandinávia-Mediterrâneo (RTE-T) que liga Palermo a Helsinque.
Os editais dos dois projetos serão divulgados até o final de 2023.