Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Empresa vai acompanhar o CBTC nas Linhas 10 e 11 da CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estabeleceu um contrato com a empresa Pólux Engenharia, para supervisionar um novo sistema de sinalização nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral.

Trata-se do CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”. O funcionalidade é por meio de sinais de rádio nas composições, que conseguem oferecer a posição de todos os outros trens em tempo real. Permite a redução do intervalo e até velocidades mais altas. A tecnologia é usada nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.

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Já na CPTM, o acordo com a Invensys Rail, Dimetronic, Infoglobal e MPE foi estabelecido na década retrasada e até hoje o sistema de sinalização não funciona.

A Pólux terá 36 meses para acompanhar os serviços a um custo de R$ 17,6 milhões. Sobre prazos, o último relatório de empreendimentos da operadora aponta que o CBTC deve estar operacional no segundo semestre de 2024.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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