No dia 16 de janeiro de 1999 passava o último trem de passageiros de longo percurso na Estação Sorocaba, de acordo com o site Estações Ferroviárias, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
O eixo de transporte atendia passageiros desde Júlio Prestes, no centro de São Paulo, até Presidente Epitácio, no limite entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Passados 24 anos, ainda não há prazos concretos para que a estação fundada em 10 de julho de 1875 volte a receber passageiros vindos de São Paulo.
Em abril, o ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, visitou Sorocaba em evento com a prefeitura da cidade, e falou a respeito do projeto do chamado eixo oeste do Trem InterCidades, entre a região e São Paulo.
Na avaliação de Garcia, a linha “será analisada de forma mais detalhada”. “Fizemos a concessão de uso da Linha 8 de trem da CPTM já prevendo o uso dessa malha ferroviária como ponto de chegada à capital do trem intermunicipal, cuja viabilidade desse projeto será analisada de forma mais detalhada“, afirmou.
Há no contrato com a ViaMobilidade o “gatilho” que prevê operação dos trens até Sorocaba, mas apenas se o Governo Estadual implantar o atendimento.
O novo governador Tarcísio de Freitas descreveu em seu plano de governo que deve “iniciar os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista.”