O ano de 2023 começa com poucas perspectivas de expansão da malha ferroviária na região metropolitana de São Paulo, operada pela CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pela ViaMobilidade.
Atualmente há planos de expansão em pelo menos seis linhas, e o Via Trolebus trás um panorama sobre os projetos:
Trem InterCidades São Paulo – Campinas
A nova meta do governo estadual de Tarcísio de Freitas é lançar o edital de licitação do Trem InterCidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, ainda no primeiro semestre de 2023. O projeto com o nome nasceu na gestão passada do ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia. A previsão é que o trem expresso e a extensão do trem parador de Jundiaí até Campinas estejam prontos até o final de década.
Linha 9-Esmeralda até Varginha
A próxima ampliação da malha metroviária deve acontecer com a entrega da extensão da Linha 9 até Varginha. As obras estão atrasadas, e estão a cargo da CPTM, apesar do eixo de transporte ser operado pela ViaMobilidade. A ultima previsão, segundo o último relatório de empreendimentos da estatal emitido em dezembro, é para o primeiro semestre de 2023.
Linha 13-Jade até Bonsucesso
Em 2022, a CPTM contratou o anteprojeto de engenheira para extensão da linha 13 até Bonsucesso. Há a expectativa de que o estudo termine em 2023, mas ainda restam outras etapas para o início das obras, como a elaboração do projeto básico.
Linhas 11 e 13 até a Barra Funda
O relatório de empreendimentos cita a extensão das duas linhas com previsão para o segundo semestre de 2024, com focos nos trabalhos no trecho Luz-Barra Funda em rede aérea, sistema de sinalização e via permanente.
Linha 14-Ônix – Santo André – Guarulhos
Em setembro de 2022, um mapa revelou mudanças no traçado do novo projeto da CPTM. Segundo uma apresentação, a nova linha da CPTM está na fase de elaboração do termo de referência para a contratação do estudo funcional. Trata-se de uma fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra. Neste momento acontece a validação de uma ideia e a confirmação de uma solução para a atender à uma determinada necessidade nas diversas áreas da construção. O próximo passo seria a contratação do anteprojeto de engenharia, mas não há prazos para a licitação.
Arco Oeste Sul
O termo de referência do edital do anteprojeto da Linha 22 do Metrô mostra um mapa mais atualizado com suas estações e integrações, e no croqui é destacado o projeto “Arco Sul” da CPTM, agora chamado de “Arco Oeste-Sul“. A futura linha ainda em fase embrionária, cruzaria a Linha 22 na estação Monte Belo, que poderá ficar na região da Avenida Escola Politécnica:
Na época, o site chegou a questionar a CPTM sobre o estágio do projeto mas não obteve resposta.