Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Pedido de licença para monotrilho no Ipiranga é recebido pela CETESB

O projeto de extensão da Linha 15-Prata do monotrilho rumo ao Ipiranga deu mais um passo. A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, divulgou, por meio do Diário Oficial, que recebeu do Metrô pedido de Licença Ambiental de Implantação – LAI.

Em setembro, o Metrô de São Paulo lançou a licitação para contratação de obras de extensão da Linha 15, entre a Vila Prudente até o Ipiranga. A contratação prevê a construção da futura estação Ipiranga, que vai conectar as linhas 10-Turquesa da CPTM e 15-Prata.

Diferente das demais paradas do monotrilho da Zona Leste, o futuro ponto de embarque e desembarque terá plataformas laterais e as vias serão centrais, além de cinco escadas rolantes de cada lado conforme imagem abaixo:

Fonte: Metrô de São Paulo
Fonte: Metrô de São Paulo

A estação da CPTM

As duas estações são interligadas por meio de uma passarela, conforme imagem abaixo:

Fonte: Metrô de São Paulo

A nova estação da Linha 10-Turquesa deve ser mais ao norte que a parada atual, segundo mapa a seguir:

Fonte: Metrô de São Paulo

A extensão

De acordo com o projeto da linha, serão mais 1,8 km de via operacional, sendo 273 metros após a futura estação para área de manobras, que permite desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outros trens e diminuindo assim o intervalo da linha.

Geração fotovoltaica

Outra característica do projeto é o sistema de geração fotovoltaica, com a instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura, que contribuirá na diminuição do consumo de energia. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o sistema irá gerar 39% do consumo mensal da estação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus