Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Ônibus

Natal pode ter aumento na tarifa de ônibus em janeiro

A cidade de Natal poderá ter aumento na tarifa de ônibus em R$ 4,85, de acordo com o Blog do Bruno Giovanni. A publicação mostra que o Sindicado das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) pediu à administração municipal um aumento da tarifa de ônibus a partir de janeiro de 2023. O cálculo diz respeito aos pagamentos com o cartão de passagens. O pedido foi protocolado na Secretaria Municipal de Transporte Urbano no último dia 16 de novembro.

As operadoras afirmam, segundo a publicação, que a solicitação baseada no cálculo da inflação acumulada medida pelo IPCA no período de 2019 a 2022, que foi de 24,38%.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Natal analisa o eventual reajuste. Os operadores se queixam sobre o aumento do preço dos custos do sistema.

Apesar dos esforços de redução de custos e ajustes de oferta realizado pelas empresas associadas a este SETURN, houve significativos aumentos da taxa de câmbio, taxa de juros e da inflação a partir de 2020, em 2021 e neste ano de 2022, com significativos aumentos de preços de combustível, veículos, pneus, peças, assim como reajustes do salário-mínimo acima da inflação”, diz ofício enviado à STTU.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus