YouTube video
Recordar é viver

O último trem da frota A do Metrô segue “operacional” na memória

Falar da história do Metrô de São Paulo e não se lembrar dos primeiros trens que operaram na antiga Linha norte-sul é quase impossível. A Frota A foi a primeira de trens de um sistema metroviário brasileiro. Os primeiros entraram em testes em 1971 e operaram comercialmente entre 1974 e 2018, ano em que o último trem foi retirado de serviço, no dia 2 de fevereiro, para modernização.

No último dia de operação, duas visitas de despedida. A primeira, com passageiros apaixonados por Metrô, e a segunda, com trabalhadoras e trabalhadores que colocaram o histórico trem para rodar.

Depois desse dia, o A35 foi retirado de operação e enviado por meios rodoviários para a fabrica da Bombardier. Seria a última composição que após a remodelação se transformaria na frota J.

Parte do último frota A que restou está em operação no trem J35, sendo a caixa do trem e truques. Mas outros itens foram preservados e entregues para a biblioteca do Metrô. A Biblioteca Neli Siqueira, é onde está guardado o acervo histórico da companhia. Fica ao lado da estação Marechal Deodoro, e recebe itens históricos dos próprios funcionários.

E se a curadoria foi feita por um funcionário apaixonado por transporte, melhor ainda. É o caso do metroviário Vicente de Oliveira Junior, que reservou algumas peças do A35 para o acervo. Veja o vídeo acima.

Uma criança que gosta de carro, no futuro poderá atuar na engenharia automotiva. A admiração pela aviação desde pequeno, pode transformar em um profissional que atue no ramo aeroviário. E a paixão por trem ou ônibus pode transformar em um metroviário ou rodoviário apaixonado por transportes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus