A partir de 2025, a a empresa Nestlé Waters France deve usar um trem de carga movido a hidrogênio. De acordo com comunicado da Alstom, fabricante da tecnologia, será a primeira empresa na Europa a se beneficiar da solução de célula de combustível de hidrogênio para transporte ferroviário massificado, incluindo o fornecimento de hidrogênio renovável.
Estima-se que este projeto reduza emissões em 10.000 toneladas de CO2 equivalente por ano, no longo prazo, ou seja, a redução de 90% de suas emissões atuais. Isso é o equivalente às emissões anuais de mais de 30.000 viagens de ida e volta entre Paris e Nice de carro.
Os trens vão transportar água mineral entre a fábrica localizada nos Vosges e seus vários centros de distribuição na França. O comboio será composto por um vagão gerador incorporando um sistema de célula de combustível de alta potência movido a hidrogênio renovável, e uma locomotiva elétrica de linha, todos conectados por um cabo de energia elétrica. O vagão gerador poderá abastecer a locomotiva com energia elétrica no sem a necessidade de catenária.
“Nossa ambição é acelerar a adoção do hidrogênio na indústria ferroviária e desenvolver soluções inovadoras para a ecologização da mobilidade de massa, incluindo o frete ferroviário. Portanto, estamos ansiosos para a primeira circulação de uma locomotiva de carga movida a hidrogênio renovável em 2025” – afirma Mark Granger, Diretor de Estratégia da Alstom.