Foto: Rolf Heinrich, Köln
TAV

Siemens e Alstom vão projetar novos trens ICE da Alemanha

A Deutsche Bahn AG (DB AG, abreviado), empresa de transporte alemã, tem como objetivo desenvolver uma nova geração de trens de alta velocidade para uso em sua rede a partir do início de 2030, substituindo os trens ICE 3 mais antigos.

A fabricantes Siemens e Alstom devem trabalhar de forma independente no desenvolvimento de conceitos para a próxima geração de comboios. Uma vez desenvolvidas as diretrizes, serão licitados durante o segundo semestre de 2023 o desenvolvimento, construção e certificação da nova frota, que será aberta a outros fabricantes.

A nova geração de veículos será implantada na rede DB a partir do início da década de 2030, substituindo os trens ICE 3 mais antigos da década de 1990, e aumentando o tamanho da frota de alta velocidade para atender ao crescimento esperado no número de passageiros.

Os trens terão 400 metros de comprimento, com capacidade para 950 passageiros, atingido uma velocidade máxima de pelo menos 350km/h. O operador também diz que os novos comboios devem estabelecer altos padrões de eficiência energética e operação livre de falhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus