Quatro consórcios mostraram interesse na elaboração do anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da futura Linha 22-Marrom do Metrô, que vai ligar São Paulo até Cotia, passando por Osasco.
Uma sessão pública foi realizada nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, para recebimento das propostas, e os seguintes grupos apresentaram seus documentos:
– Consórcio GPO-Geocompany-Tetra-JGP;
– Consórcio STEMM – Linha 22;
– Consórcio Linha 22 Marrom;
– Consórcio Systra Prime L22.
A partir de agora, equipes do Metrô devem analisar os documentos, e depois possivelmente declarar um vencedor para a elaboração dos estudos. Após os trabalhos, será contratado o projeto básico, e depois será possível estimar um prazo para as obras.
Segunda licitação
Ainda nesta semana, a operadora lançou uma licitação para investigações geotécnicas e sondagens de solo da Linha 22-Marrom. Será ainda mapeada redes de utilidade pública. o Trabalho será feito para subsidiar o anteprojeto de engenharia.
A Linha 22-Marrom do Metrô, que quando completa vai ligar Cotia até a estação Sumaré em São Paulo. Junto com o edital, foi publicado um termo de referência que revela informações importantes do projeto, e um deles é sobre as fases de implantação.
De acordo com o documento, “na primeira fase será desenvolvido o trecho entre a região de Granja Viana e São
Paulo e a proposta deve considerar, em princípio, que o atendimento por ônibus de todas as estações da segunda fase seja integrado até a estação final da Fase I, seja ela Granja Vianna ou outra posterior que proporcione melhores condições para a integração/seccionamento das linhas de ônibus.”