A Alstom inaugurou a ampliação de sua fábrica de trem em Taubaté, na região do Vale do Paraíba em São Paulo. Foram investidos R$ 100 milhões para ampliar e modernizar o site industrial, triplicando a área construída, que agora passou para 60 mil m².
A ampliação vem em um momento onde a empresa tem pedidos que somam 940 carros, que devem formar mais de 170 trens, que serão produzidos até 2028 para as cidades de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia).
Serão contratados cerca de 750 colaboradores no Estado de São Paulo, dos quais 700 atuarão na unidade Taubaté. Muitos deles serão readmitidos, já que fizeram parte do quadro de colaboradores da empresa.
“A indústria da mobilidade é atividade essencial para o mercado mundial e para a sociedade em geral. Temos buscado oportunidades estratégicas para continuar crescendo e apoiando comunidades na transição para o transporte de passageiros e de carga com emissões baixas e zero. Celebrar a expansão desta fábrica no Brasil é extremamente importante para reforçar nossa posição como referência global em mobilidade sustentável e inovadora, qualidade e satisfação do cliente na indústria metroferroviária” – afirmou CEO e Presidente do Conselho, Henri Poupart-Lafarge.
Os seis projetos que a Alstom produzirá em Taubaté:
• Trinta e seis trens Metropolis de 8 carros cada para Linhas 8 e 9 da Rede Metropolitanos de São Paulo;
• Vinte e dois trens Metropolis de 6 carros da Linha 6 – Laranja de metrô de São Paulo;
• Trinta e sete trens Metropolis, com 5 carros cada, para a Linha 7 do Metrô de Santiago do Chile;
• Treze trens (78 carros) para a Linha 5 do Metrô de Bucareste, Romênia;
• Trinta e cinco trens Metropolis de 4 carros cada para extensão da Linha 7 do Metrô de Taipei, Taiwan; e
• Vinte e nove trens Metropolis de 4 carros cada para Fase II da Linha Circular de Taipei, Taiwan.