Portugal planeja, por meio de seu Plano Ferroviário Nacional (PFN), uma rede de alta velocidade ligando as 10 maiores cidades do país até 2050, além de uma ligação internacional com a Espanha.
Durante a apresentação oficial do plano, o ministro das Infraestruturas de Portugal, Pedro Nuno Santos, disse que já estão em curso os trabalhos da nova linha Évora – Elvas, que futuramente permitirá a exploração de serviços diretos de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.
Há previsão ainda da nova linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa e a primeira fase da linha Porto – Vigo, incluindo o troço Braga – Vigo e uma ligação ao aeroporto do Porto.
O projeto de expansão da rede inclui a nova linha Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar Formoso, que cumprirá o objetivo de ligar as 10 maiores cidades do país com serviços de alta velocidade. A linha fará a ligação à fronteira espanhola, permitindo uma viagem de três horas entre Lisboa e Porto e Madrid, após a conclusão das obras de infraestruturas em Espanha.
O governo português tem planos de aumento na participação do transporte ferroviário nas viagens de passageiros de 4,6% para 20%, enquanto a participação de transporte cargueiro ferroviário deverá aumentar de 13% para 40%. O PFN também pretende oferecer ligações ferroviárias de alta qualidade a 28 centros urbanos regionais, incluindo todas as capitais de distritos.