Metrô SP

Novo túnel das estações Paulista e Consolação tem obras autorizadas

O Governador Rodrigo Garcia autorizou as obras de construção do novo túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista do Metrô, além de um novo acesso da parada da Linha 4-Amarela à Rua Bela Cintra.

Haverá, segundo o governo estadual, os preparativos da escavação e obra, além da montagem do canteiro, que inclui o remanejamento de redes de infraestrutura que passam pela região e planejamento dos desvios de tráfego junto à Companhia de Trânsito. A conclusão deve ocorrer em até 36 meses e o investimento será de pouco mais de R$ 60 milhões.

Divulgação

“Esta é uma obra complexa que vai levar três anos, mas quando estiver pronta, vai mudar a vida das pessoas que acessam a estação e fazem a interligação das duas linhas. Essa é uma obra de mais de R$ 60 milhões que vai melhorar muito o fluxo de pessoas”, disse Rodrigo Garcia.

Como será a nova ligação?

O novo túnel deve receber 18 mil passageiros por hora, além de ajudar na distribuição do fluxo de passageiros, proporcionando às pessoas uma conexão com mais espaço para circulação. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação (Linha 2-Verde) para a Paulista (Linha 4-Amarela). A atual ligação será destinada para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.

Serão cerca de 90 metros de extensão do novo túnel com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus