O metrô de Doha opera na capital do Catar desde 8 de maio de 2019, em uma malha com três linhas com um comprimento aproximado de 76 km e 37 estações. É integrante da Qatar Rail.
Os trens podem chegar a 100 km/h sendo um dos mais rápidos com trens autônomos. As rotas conectam os 6 estádios para a Copa do Mundo de 2022.
Os comboios usados foram projetadas por meio de uma empresa alemã, com o objetivo de refletir a cultura do país, inspirado no formato dos cavalos árabes. As 75 composições autônomas com 3 carros foram fornecidos em conjunto pelas empresas japonesas Mitsubishi e Kinki Sharyo. Os primeiros 4 lotes foram entregues em agosto de 2017.
A diferença mais marcante é que as composições contam contam com classe Gold para passageiros premium, nesta categoria com disponibilidade de entradas USB para que os passageiros possam carregar telefones celulares e tablets durante a viagem.
Os trens de 60 metros de comprimento totalmente automatizados têm capacidade para 416 passageiros e são divididos em três seções: Standard, Family (para mulheres solteiras e homens ou mulheres viajando com crianças de 11 anos ou menos) e Gold (para portadores de um cartão de transporte chamado Goldclub).
Já as estações seguem uma visão de modernização e preservação, combinando características tradicionais da arquitetura regional com uma abordagem contemporânea.