Das quinze estações da Linha 6-Laranja do metrô, sete delas já ultrapassaram os 30% de conclusão, de acordo com informações do site da LinhaUni, empresa responsável pela construção e operação do eixo de transporte que vai ligar os bairros da Liberdade e Brasilândia. A Linha 6 terá 15 quilômetros ligando as estações Brasilândia e São Joaquim.
O empreendimento mais adiantado ainda é o pátio de manobras e manutenção de Morro Grande, que se aproxima dos 45% de conclusão. A menos concluída é a estação 14 Bis, que fica no eixo da avenida 9 de julho, com menos de 4% de conclusão.
Confira relação das estações extraída do site da empresa nesta segunda-feira, 17 de outubro de 2022:
- Pátio Morro Grande: 43,96%;
- Estação Brasilândia: 31,4%;
- Estação Vila Cardoso: 19,71%;
- Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado: 26,93%;
- Estação João Paulo I: 37,01%;
- Estação Freguesia do Ó: 27,75%;
- Estação Santa Marina: 41,42%;
- Estação Água Branca: 39,72%;
- Estação SESC Pompeia: 30,83%;
- Estação Perdizes: 35,28%;
- Estação PUC-Cardoso de Almeida: 30,09%;
- Estação FAAP-Pacambú: 23,27%;
- Estação Higienópolis-Mackenzie: 15,37%;
- Estação Quatorze Bis: 3,48%;
- Estação Bela Vista: 24,45%;
- Estação São Joaquim: 5,94%.
Apenas um tatuzão trabalhando
Das duas toneladoras, popularmente conhecidas como tatuzões, apenas uma delas segue escavando o túnel no sentido São Joaquim, após meses parada depois do acidente que inundou as obras em um poço. O Governador Rodrigo Garcia disse em evento realizado no local que a obra que vai ligar as estações Brasilândia e São Joaquim será entregue em até 3 anos.
O equipamento faz a perfuração em solo, com previsão de percorrer 12 metros em média por dia, realizando o trecho que compreende as estações Santa Marina até São Joaquim.
Há a expectativa que ainda em outubro, o equipamento no sentido Brasilândia comece a escavar.