Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

PAESE na Linha 10 da CPTM melhora, mas ainda há transtornos

Neste domingo, 16 de outubro de 2022, a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM ficou interrompida entre as estações Santo André e Tamanduateí. O motivo era obras de modernização de estações.

No domingo passada, houve reclamações por parte do passageiros com lentidão e filas. Na operação de ontem, a operadora solicitou o dobro de veículos (de 20 para 40), com operações paradoras nas quatro estações fechadas e diretas.

O site acompanhou a operação PAESE. Confira:

11h34: Ao chegar no túnel de ligação entre os dois terminais de ônibus, uma funcionária da CPTM orientava que os veículos partiam da primeira plataforma. Havia um grande número de coletivos e ausência de fila de embarque. O veículo direto partiu às 11h36:

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O ônibus seguiu seu caminho pela Avenida dos Estados com passageiros em pé. O veículo em que o Via Trolebus embarcou seguiu com cautela, sendo que outros ônibus do PAESE chegaram a ultrapassar com velocidades superiores.

12h02: O veículo chega em Tamanduateí depois de 26 minutos de partir de Santo André. O trem só partiria do local por volta das 12h20.

Mas, o passageiro que teve seu descolamento afetado com um trecho fechado na Linha 10, contou com outra interrupção: o serviço 710 suspenso, pelo menos em algumas partidas. Isso significa que quando chegou em Brás, dez minutos depois de partir de Tamanduateí, o usuário tinha que trocar de trem se quisessem seguir no sentido Jundiaí.

No momento em que o site chegou na estação, a mesma plataforma (2) servia as pessoas nos dois sentidos. Haviam bastante passageiros confusos e alguns funcionários da CPTM orientando o tráfego:

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O site gastou em torno de 56 minutos para percorrer o trecho entre Santo André em Brás com ônibus+trem, onde em vias normais é percorrido em menos de 30 minutos. Ou seja, quase o do dobro do tempo. A explicação é simples: ônibus para em semáforos e tem velocidade comercial inferior ao trem.

Ponto positivo: É nítido que a CPTM aumentou a frota de veículos e alocou funcionários para organização, o que melhorou o deslocamento. Nas redes sociais, por exemplo, as menções negativas foram bem menores que as registradas no feriado do dia 12 de outubro.

Ponto negativo: A interrupção do serviço 710 em um dia onde o passageiro já tinha sido penalizado pelo PAESE. Não há clareza por parte da empresa sobre o “loop operacional” observado em finais de semana. O site, por exemplo, já presenciou trens cumprindo apenas os trechos entre as estações Brás e Santo André.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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