Recordar é viver

Primeira ferrovia eletrificada vai completar 138 anos

No dia 9 de outubro, a primeira estrada de ferro eletrifica no Brasil vai completar 138 anos. O chamado Trem do Corcovado passa pelo Parque Nacional da Tijuca até o alto do Corcovado onde está o monumento Cristo Redentor.

De acordo com a Rádio Tupi, haverá um evento de comemoração com apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida de uma missa de Ação de Graças celebrada pelo padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor. Após a missa haverá distribuição de bolo para visitantes e turistas.

Inaugurada em 1884 por D. Pedro II, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Foi o meio de locomoção durante quatro anos consecutivos, que transportou as peças do monumento.

Na época o trem a vapor foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme. Mas, em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus