Na semana passada, o Metrô de São Paulo lançou a licitação para contratação de obras de extensão da Linha 15-Prata do monotrilho, entre a Vila Prudente até o Ipiranga. A contratação prevê a construção da futura estação Ipiranga, que vai conectar as linhas 10-Turquesa da CPTM e 15-Prata.
Diferente das demais paradas do monotrilho da Zona Leste, o futuro ponto de embarque e desembarque terá plataformas laterais e as vias serão centrais, além de cinco escadas rolantes de cada lado conforme imagem abaixo:


A estação da CPTM
As duas estações são interligadas por meio de uma passarela, conforme imagem abaixo:

A nova estação da Linha 10-Turquesa deve ser mais ao norte que a parada atual, segundo mapa a seguir:

A extensão
De acordo com o projeto da linha, serão mais 1,8 km de via operacional, sendo 273 metros após a futura estação para área de manobras, que permite desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outros trens e diminuindo assim o intervalo da linha.
Geração fotovoltaica
Outra característica do projeto é o sistema de geração fotovoltaica, com a instalação de módulos fotovoltaicos na cobertura, que contribuirá na diminuição do consumo de energia. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o sistema irá gerar 39% do consumo mensal da estação.