.Foto: Alan santos/PR
Mobilidade Urbana

O que esperar na expansão do Metrô com Tarcísio de Freitas?

Com quase 94% das urnas apuradas, Tarcísio de Freitas já é considerado eleito o novo governador de São Paulo, e quando assumir o cargo em 1º de janeiro de 2023, terá desafios grandes pela frente, como a gestão da malha metroferroviária na maior região metropolitana da américa latina.

O novo governador chega ao governo com algumas obras em andamento, algumas com mais de dez anos em curso. As construções foram alvo de críticas na campanha, e agora o ex-ministro terá a oportunidade de acelerar o processo.

Metrô fora da cidade de São Paulo

Tarcísio chega ao governo com cinco projetos de extensão do Metrô além dos limites da capital paulista. Há planos de levar a Linha 2-Verde para Guarulhos, onde atualmente o processo de desapropriação está em curso. O município também será atendido pela Linha 19-Celeste que está tendo seu projeto básico elaborado. Há estudos em curso para a construção da Linha 20-Rosa, entre Santa Marina e Santo André, além da contratação do anteprojeto da Linha 22-Marrom da capital até Cotia. E por fim, a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, que pode ter obras iniciadas na próxima gestão. Em todos esses casos, o próximo governador terá a oportunidade de pelo menos licitar as obras.

Trem InterCidades

A ligação entre São Paulo e Campinas acabou não saindo do papel na atual gestão. O projeto atual está em vias de ser licitado, e a última atualização era que faltava um convênio com o governo federal para a licitação. O plano da gestão atual é incluir a Linha 7-Rubi na concessão do TIC.

Monotrilho

O novo governador terá a oportunidade de finalizar a Linha 17-Ouro, que ligará Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, onde as obras foi iniciada em 2012. Há ainda extensões em curso da Linha 15-Prata, como até a Jacu-Pêssego que já teve sua construção contratada, e até Ipiranga que está em processo de licitação.

As obras que o governador poderá entregar:

– Linha 2-Verde do Metrô até a Penha, caso as obras sigam seu curso e o cronograma da operadora seja seguido, que prevê abertura no último ano de governo, em 2026;
– Linha 6-Laranja entre Brasilândia em São Joaquim com previsão entre 2025 e 2026;
– Linha 9-Esmeralda até Varginha, em 2023 caso a atual gestão não entregue neste ano;
– Linha 15-Prata em suas duas extensões em meados de 2025;
– Linha 17-Ouro entre Morumbi e Congonhas com previsão para 2024.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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