Os trens da série 5400 estão fora de operação na extensão da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno. Atualmente, dois trens da série 7500 com quatro carros prestam serviços no eixo anexo a ferrovia que parte do centro de São Paulo, na estação Júlio Prestes.
Nos últimos dias, duas das composições que foram fabricadas no final da década de 70 e início de 80, foram vistas acopladas em testes sem passageiros, com formação de oito carros.
Mas o retorno dos trens antigos, ainda que seja para experimentos, não significa mais a volta certa dos comboios. Em nota ao Via Trolebus, a ViaMobilidade explica que “estuda a utilização dos trens da série 5400 entre as estações Itapevi e Amador Bueno, na Linha 8-Diamante”. A operadora confirma que testes estão sendo realizados no trecho. Se tratando de estudos, não estabelece uma certeza de retorno.
A empresa não aponta esses fatores, mas algumas questões podem pesar para volta dos veículos, como competentes mais antigos, além de itens de conforto, como ar condicionado, que no fim das contas é que importa para o passageiro comum, que não liga para o modelo do trem que está utilizando.