Há um mês do primeiro turno das eleições, o atual governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, terceiro colocado nas pesquisas eleitorais, tem intensificado as promessas e os projetos de mobilidade urbana estão no cardápio do tucano que foi vice de João Doria.
Em uma entrevista ao jornal Diário do Grande ABC, Garcia disse que a Linha 20-Rosa do Metrô poderá ter a licitação para as obras contratadas em 2024.
“O projeto executivo é feito durante a obra. O que contratamos é um projeto funcional, que passa por um projeto básico no primeiro semestre do ano que vem, para aí sim ficar pronto para contratação de obra. Nossa expectativa é que ao longo de 2024 a gente tenha condição de licitar a Linha 20. Estamos contratando neste ano uma consultoria financeira para mostrar qual o caminho que vamos adotar. Sendo viável, vamos buscar financiamentos nacional e internacional, mais o dinheiro do Estado e do parceiro privado.”
Defesa do BRT
Garcia voltou a defender o projeto do BRT-ABC, um corredor de ônibus anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do metrô em forma de monotrilho, este último que foi descontinuado pela atual gestão mas com capacidade superior ao BRT e mais rápido.
O candidato do PT, Fernando Haddad, afirmou que se eleito, deve rever o projeto do BRT. Já Garcia, sem citar os dados de carregamento, falou em “falta de respeito com as pessoas e uma falta de conhecimento da realidade do Grande ABC”. “Esse adversário que quer paralisar o BRT-ABC é do mesmo partido que deixou projeto contratado sem nenhum dinheiro para viabilizar esse projeto.”
Nunca foi metrô
“E nunca foi Metrô, era monotrilho. São modalidades diferentes. Nós optamos por fazer algo mais rápido, que cabia dentro do orçamento do Estado e o BRT está aí e vai ser usado pela população.”, disse Garcia na entrevista.
comentários