Com menos de 3% de conclusão, a futura estação São Joaquim da Linha 6-Laranja do metrô terá a função de ligar o futuro eixo metroviário com a linha mais antiga do sistema, a Linha 1-Azul. A futura conexão deve quadruplique a demanda de passageiros.
Além de ligas os dois eixos, será origem-destino de equipamentos importantes como a Faculdade FMU, e os hospitais Alemão Oswaldo Cruz, A C Camargo, Servidor Público Municipal, Santa Helena e a Faculdade Uninove.
Atualmente as obras estão na fase de inicialização do poço, e a promessa atual é entregar o serviço em 2025:
Tecnologia BIM
De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, a readequação da parada foi contratada já pensando no desenvolvimento com a tecnologia BIM (Building Information Modeling) que é a representação digital da estação em todo seu ciclo de vida.
“O Projeto Básico vai apontar como será feita a reforma e quais adequações serão necessárias para ampliar a capacidade de circulação de pessoas e modernizar essa estação que foi construída nos anos 70. Com a conclusão do Projeto Básico será possível elaborar o edital para a contratação do Projeto Executivo e da obra que vai readequar a estação São Joaquim.” – diz Silvani.
No croqui abaixo, é mostrado que a integração entre as duas estações será ao sul:
A futura parada da Linha 6 terá 54m de profundidade e dois acessos: na Rua Vergueiro, 78 e na Rua Pirapitingui, 10.
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