YouTube video
Metrô SP

Biblioteca do Metrô: especializada em transporte público

Uma biblioteca especializada em transporte coletivo, e que conta a história da cidade de São Paulo por meio do desenvolvimento do Metrô. A Biblioteca Neli Siqueira, ou conhecida como biblioteca do Metrô de São Paulo, é onde está guardado o acervo histórico da companhia. Fica ao lado da estação Marechal Deodoro e está temporariamente fechada.

Renato Lobo | Via Trolebus

Há toda a literatura aplicada no planejamento e operação do maior sistema de metrô brasileiro, além de disciplinas associadas, como psicologia usada nas muitas pessoas que participam ou participaram daquele que meio de transporte melhor avaliado pelos passageiros, além de documentos acadêmicos. Há ainda maquetes, slides, fotos e vídeos que contam a historia da empresa.

Renato Lobo | Via Trolebus

Uma das joias são as ilustrações de Diana Dorothea Danon, artista plástica e pesquisadora que passou 40 anos registrando o crescimento do Metrô.

Renato Lobo | Via Trolebus

O local ainda abriga o que podemos chamar de livro sagrado da empresa. Em 1966 o prefeito Faria Lima determinou estudos de uma rede metroviária na cidade, levando em conta o que já havia sido estudado, afinal de contas o primeiro projeto de transporte o tipo é da década de 20. Em janeiro de 1967, foi escolhida a proposta alemã, das empresas Hochtief e DeConsult e da pequena construtora brasileira Montreal. As empresas formaram o consórcio HMD e iniciaram o projeto da rede de metrô, com o trabalho orçado em quinhentos milhões de cruzeiros.

Renato Lobo | Via Trolebus

Foi através dele que foi consolidado os projetos das linhas Norte-Sul, hoje Linha 1-Azul, Leste-Oeste, a Linha 3-Vermelha, além de nortear o ramal paulista, conhecido hoje como linha 2-Verde, e o projeto sudeste-sudoeste, que no futuro se tornaria algo parecido com a Linha 4-amarela.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus