TAV

Alstom apresenta o TGV M, com maior espaço e sustentável

A Alstom revelou o novo modelo de trem de alta velocidade “TGV” em sua oficina La Rochelle. O chamado TGV M, é o resultado do trabalho conjunto entre a própria Alstom e das divisões Rolling Stock e TGV-Intercités da SNCF Voyageurs.

A empresa diz que vai operar a partir de 2024. Foi feito aquisições para 115 unidades (100 nacionais e 15 internacionais) e o trem será usado para os serviços INOUI e OUIGO TGV.

Os trens pode ter formações de 7, 8 ou 9 carros, espaços para bicicletas ou bagagens, sendo um aumento de 20% no espaço a bordo, ou seja, uma oferta possível de até 740 lugares em relação ao atual máximo de 634.

O novo trem conta com 97% dos componentes recicláveis. Com uma redução de 32% no CO2emissões, o TGV M está totalmente alinhado com os compromissos ambientais do Grupo SNCF, conforme estabelecido no programa SNCF Voyageurs.

Outra funcionalidade é interconexão de todos os componentes com sensores que transmitem continuamente milhares de dados, permitindo que o trem seja examinado em tempo real de todos os ângulos para otimizar a manutenção e a disponibilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus