Renato Lobo | Via Trolebus
Eleições 2022 Trens Regionais

Trem InterCidades entra no radar de candidatos ao Governo de São Paulo

O projeto de Trem InterCidades entrou no radar dos candidatos ao governo estadual. Nesta semana, o ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT, Fernando Haddad, em sabatina na FIESP falou sobre o plano, e que pretende expandir os trens de passageiros para a chamada Macrometrópole Paulista, que engloba as regiões metropolitanas de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba, de Jundiaí, de Piracicaba, e de Sorocaba, partindo da Grande São Paulo.

“Eu preciso de um transposição do São Francisco aqui em São Paulo, que é trilho. Pelo menos a Macrometrópole tem que estar integrada”, disse Haddad, falando que conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para incluir o projeto também em seu plano de governo, e alocar recursos para São Paulo.

Já o ex-ministro do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse no final do mês passado que caso seja eleito, os projetos do trem intercidades devem sair do papel já em 2023.

“Se a gente faz um trem de Americana para São Paulo e um trem de Sorocaba para São José [dos Campos], a gente vai ter uma cruz ferroviária que vai contemplar a região que tem a maior demanda por trem de passageiros no estado de São Paulo e a região maior concentradora de PIB” – afirmou Tarcísio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus